Resumo sobre os patriarcas, juízes e reis.
Patriarcas: perto do século XIX a.C os hebreus viviam ao redor de Ur, e eram comandados por chefes denominados patriarcas. Segundo o Tanack por volta do século XVIII a.C. Este povo foi conduzido de Ur até o norteste da Mesopotâmia pelo patriarca Abraão por onde viveram por quase três séculos até que por volta de 1750 a.C ocorreu uma grande seca o que provavelmente levou esse povo a emigrar para o Egito por onde permaneceram por cerca de quatro séculos. Conduzidos por Moisés em 1250 a.C os hebreus voltaram à Canaã onde Moisés teria recebido de Deus os des mandamentos os quais foram adotados pelos cristãos.
Juízes:quando voltaram a Canaã os hebreus tiveram que lutar durante dois séculos com os povos que lá se encontravam durante parte desse período os hebreus foram governados pelos chamados juízes . Uma parte de sua população começou a se dedicar a atividade comercias acumulando bens individuais e formando propriedades privadas com isso aumentou a desigualdade social e com isso a sociedade hebraica foi sendo modificada de suas origens.
Reis: para fortalecer os hebreus formaram uma monarquia. Esse processo foi lento e semelhante a de outros povos que compartilhavam um cultura em comum que muitas vezes união-se sob o comando de um único rei ou monarca e os primeiros foram : Saul, Davi que foi sucessor de Saul e Salomão que foi filho de Davi. Depois da morte de Salomão, os altos impostos continuaram por seu sucessor,com isso levou a divisão dos hebreus isso foi conhecido como cisma e surgiram dois reinos : ao norte, o reino de Israél e ao Sul, o reino de Judá apartir do século VIII a.C iniciou-se um período de invasões a Palestina, em 722 a.C o reino de Israel foi conquistado pelos Assírios. O reino de Judá resistiu até 587 a.C quando foi conquistado pelos caldeus que destruíram o templo de Jeruasalém e obrigaram os hebreus a migrar para a babilônia até que em 538 a.C os persas conquistaram a babilônia e permitiram que os hebreus voltassem a região da Palestina.
Julia Alves Morini
Nenhum comentário:
Postar um comentário