Patriarcas:Os hebreus eram dirigidos por patriarcas, estes eram líderes políticos, que eram encarados como o “pai” da comunidade. Os patriarcas acumulam a função de condutores das tribos hebraicas com os cargos de sacerdotes, juízes e chefes militares. Exercem grande autoridade política e moral sobre o clã. O primeiro grande líder, ou patriarca hebreu foi Abraão. Abraão era mesopotâmico, originário de Ur, da Caldéia. Depois de Abraão, a liderança foi passando de pai para filho. De Abraão foi para Isaque e depois para Jacó.
Juízes:Período dos juízes – Dura de 1.200 a 1.010 a.C., quando as 12 tribos hebreias se organizam em confederação político-religiosa para defender seus santuários. A confederação é governada por juízes (chefes militares cuja autoridade tem fundamentação religiosa) que vigiam ocumprimento do culto e da lei hebraica. Antes quem julgava os hebreus era o
patriarca. Agora havia líderes militares, indicados das doze tribos que julgavam tudo.
Reis:Os filisteus ainda representavam muita ameaça aos hebreus, visto que lutavam pelo completo controle do território da Palestina. Isso fez com que os hebreus instituíssem a monarquia, para poder assim centralizar o poder e ter mais força para enfrentar os adversários. O primeiro rei hebreu foi: Saul, da tribo de Benjamim.
Tamires C. Caretta
Nenhum comentário:
Postar um comentário